

Mobile Video Streaming
A recente redução substancial de largura de banda necessária para transmissão de áudio e vídeo deve-se não só ao desenvolvimento de algoritmos de compressão, mas também devido à massificação de tecnologias de comunicação como as redes móveis e wireless. Algumas das redes móveis mais comum são as redes 3G e 4G/LTE.
A rede 3G (3ª geração) é ainda a mais utilizada, que substituiu a rede 2G, com uma maneira mais eficiente de se navegar na internet. A tecnologia móvel 3G suporta um número maior de clientes de voz e dados, além de maiores taxas de dados a um custo menor que a 2G.
Rede 3G
A rede 4G (4ª geração), também conhecida por LTE, sigla para Long Term Evolution, é o padrão mais recente, ainda em difusão no mundo e promete transmissões de dados em bandas ultra largas. É uma rede mais rápida e estável, pois prioriza o tráfego de dados em vez do tráfego de voz, como acontecia nas outras gerações [5].
Rede 4G
É também possível fazer streaming de vídeo a partir de um dispositivo móvel ligado a uma rede Wi-Fi, desde que o utilizador esteja na área de abrangência de um ponto de acesso (conhecido por hotspot) ou local público onde opere rede sem fios.