

Mobile Video Streaming
Através de plataformas de partilha de vídeos e músicas online como o Youtube, hoje em dia o acesso a conteúdos audiovisuais está à distância de um click. Mas nem sempre foi assim tão fácil. O Streaming media surgiu na Internet em 1995, com o Real Áudio, da Progressive Networks. Esta tecnologia, muito rudimentar, funcionava apenas com som e a transmissão era pouco fiel ao arquivo original. Apesar da baixa qualidade, a tecnologia foi aceite, uma vez que os utilizadores já não eram obrigados a fazer downloads longos. Em janeiro de 1996, transmitiu-se um fluxo de áudio ao vivo através de uma rede, com o Liv @nd in Concert, onde apresentava personalidades como Joey Ramone (Ramones) e Joan Jett (Blackhearts) [1].

Real Áudio
De seguida sentiu-se a necessidade de ir mais longe e a Progressive Networks apresentou o Real Vídeo, realizando a primeira transmissão de streaming de áudio e vídeo, um jogo de futebol americano entre Cleveland Indians e Seattle Mariners, em 9 de abril de 1997.

Real Vídeo
A Microsoft fez posteriormente um acordo com a Progressive Networks, para desenvolver o seu próprio software player, denominado Netshow, que actualmente tem o nome Windows Media Player e suporta reprodução local e streaming de reprodução.

Windows Media Player
Com a massificação dos dispositivos móveis, como os smartphones e tablets, com a evolução das tecnologias tanto em nível de hardware (memória, routers e switches cada vez mais capacitados) como em software (protocolos e codecs mais eficientes) e ainda com a introdução de redes sociais como o facebook e plataformas como o youtube, observou-se um aumento significativo do tráfego global, nomeadamente de streaming de vídeo.
Atualmente, o Streaming é o responsável pela transmissão de rádios, conteúdos televisivos, aulas (Educação a Distância), concertos e outros na Internet.