top of page

Segundo o estudo do IAB (Interactive Advertising Bureau) "Mobile Video 2015: A global perspective", o consumo dos portugueses em dispositivos móveis apresenta um crescimento de 27%, face ao ano 2014. No entanto, Portugal ainda se encontra atrás de países como EUA (50%), Canada (42%), Nova Zelândia (42%), África do Sul (42%) e Reino Unido (40%) [16].

Outra das principais conclusões do estudo, relativamente a Portugal, refere-se à recetividade a publicidade como forma de ter acesso a conteúdos gratuitos: 86% dos inquiridos portugueses afirmaram preferir ter acesso a vídeos gratuitos com publicidade como opção, a ter que pagar para aceder aos conteúdos vídeo [16].

Quanto aos tipos de conteúdo mais vistos, os vídeos musicais e os vídeos divertidos/virais estão no topo da lista, empatados com 49% das respostas em termos globais, seguidos dos trailers de filmes com 41%. Em Portugal existem algumas diferenças, como os vídeos musicais a alcançarem apenas 25% de respostas, enquanto os filmes divertidos/virais chegam aos 50% e os trailers aos 48% de respostas [16].

Os portugueses também se destacam quanto à partilha de conteúdos mobile, com 75% dos inquiridos a partilharem vídeos com outras pessoas, "um dos valores mais elevados entre todos os países do estudo" [16].

Outras conclusões podem ser acedidas no relatório completo do IAB (Interactive Advertising Bureau) "Mobile Video 2015: A global perspective".

bottom of page