top of page

Uma das grandes aplicações do streaming de vídeo é a videovigilância, em que atualmente o cliente pode ter acesso em tempo real às câmaras de segurança através da internet no seu dispositivo. Já o streaming de áudio e vídeo oferece outro tipo de utilizações. Duas essenciais são a comunicação através de uma câmara entre pessoas em pontos diferentes do mundo e a transmissão ao vivo de eventos de grande escala por algumas empresas. A enorme utilização deste tipo de plataformas que permitem transmitir e assistir vídeo, tornam bastante aliciante a inserção de publicidade e sponsored links. Um modelo de negócio muito comum consiste em não cobrar a primeira mensalidade num serviço ou aplicação. Outra forma é disponibilizar aos utentes um serviço durante um período de experimentação (trial).

Anonymous Ad-Supported

Um modelo que se tem tornado bastante comum em aplicações e sites de streaming de vídeo é o Anonymous Ad-Supported. Este modelo fornece conteúdos de graça, mas restringe o acesso a recursos premium. É utilizado essencialmente como ferramenta de marketing, em que os conteúdos podem ser antigos, limitados em termos de duração temporal e pré-gravado. Um exemplo é a aplicação NBC Olympics sem autenticação.

Acesso livre
Authenticated Ad-Supported

Quanto aos conteúdos Authenticated Ad-supported, são aqueles que só podem ser vistos através de autenticação, com publicidade antes, durante e depois do vídeo. Muitas vezes os conteúdos em tempo real estão associados a este modelo de negócio. Um exemplo é a aplicação NBC Olympics com autenticação requisitada.

Acesso restrito
Subscrição

Existe também outro modelo de negócio, a subscrição, em que temos como exemplo a Netflix. Neste tipo de modelo, os utilizadores já têm acesso aos conteúdos completos, e a possibilidade de os ver em HD.

Serviço que carece de subscrição: Netflix
Transação

Por último tem-se o modelo transação, em que um exemplo é o iTunes. Há três tipos de transação: compra, aluguer ou video on demand (VOD) e pagamento-por-visualização (PPV) [13]. Quer a subscrição quer a transação podem remover a publicidade.

Aplicação que carece de transação: iTunes
bottom of page