

Mobile Video Streaming
Direitos de Autor
Desde há alguns anos, a Internet é utilizada de forma intensiva para a violação de direitos de autor. Um exemplo de violação de direitos de autor são as transmissões em tempo real de jogos de futebol, cuja exclusividade normalmente pertence a canais de sinal fechado, como a Sport TV. A visualização destes conteúdos seria apenas possível mediante pagamento de mensalidade.
No combate à violação de direitos de autor em Portugal, temos por exemplo o fecho recente do site WarezTuga pelo U.S Copyright Group. O WarezTuga é um site de streaming de conteúdos como filmes, séries, documentários, entre outros, que operava em Alistar-security.ro, serviço de alojamento sedeado na Roménia. Em fevereiro de 2015 pertenceu ao top 20 de sites mais populares em Portugal [14].
Temos ainda, como exemplo, os operadores de serviços de telecomunicações que são obrigados a bloquear o acesso a sites com conteúdos considerados ilegais enviados pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC) à Meo, NOS, Vodafone e Cabovisão. A IGAC afirma que nos sites em causa "eram distribuídas obras protegidas à margem de qualquer autorização dos titulares de direitos, de forma ilegal" [15].

Copyright
Leia a noticia aqui

Interação à distância
Educação e Comunicação à distância
Em termos sociológicos, o mobile video streaming tem inúmeras aplicações, por exemplo, na componente educacional. Segundo o estudo IAB – Interactive Advertising Bureau Mobile phone Video Diaries, conduzido pela empresa OnDevice Research, vídeos de notícias e do estilo “how to” estão na lista dos mais vistos em dispositivos móveis [16].
Através do true streaming, a distância tornou-se relativa. O contacto com vídeo entre amigos ou familiares a longas distâncias tornou-se possível, assim como a realização de reuniões e conferências por parte das empresas, que de outra forma, exigiria presença física. O crescente uso de streaming em termos de tecnologia móvel é também uma mais-valia. Com a diferença horária entre os vários pontos do mundo, a liberdade do utilizador é muito importante. O utente pode efetuar chamadas de vídeo em qualquer lugar para qualquer lugar do mundo, que de outra forma teria que ser feita num escritório.
Isolamento social
Por outro lado, o mobile video streaming levou também a um isolamento social. Hoje em dia é muito comum que cada pessoa tenha o seu dispositivo móvel, onde tem acesso aos mais variados conteúdos. Com isto, hábitos como ver televisão em família ou ida ao cinema com amigos são hoje menos comuns. Como consequência, temos o encerramento de inúmeras salas de cinemas, por exemplo da empresa portuguesa Castello Lopes Cinemas.
